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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/19
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da acessibilidade em escolas municipais de Lins, São Paulo
Título(s) alternativo(s): Evaluation of accessibility at municipal schools in Lins city, Sao Paulo State
Autor: Médice, José 
Primeiro orientador: Vitta, Alberto de
Resumo: As barreiras arquitetônicas são todas as limitações que as pessoas portadoras de deficiência, ou não, encontram no seu dia-a-dia e que as impedem de exercer o mais básico direito de qualquer cidadão de ir e vir. Objetivo: Foi avaliar as barreiras arquitetônicas relacionadas às edificações em escolas municipais da cidade de Lins. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória do tipo levantamento, em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Lins. Para a coleta de dados foi utilizado um checklist baseado na ABNT- 5090/04, que constou de elementos referentes a edificações e espaços internos. Para a análise dos dados será realizada a comparação dos dados obtidos nas diversas escolas com as medidas preconizadas pela ABNT. Resultados: Observou-se que: 1. que os pisos não possuem características antiderrapantes, tátil de alerta e direcional; 2. que existem desníveis acentuados, com prevalência de degraus com medidas que se aproximam das exigências da ABNT; 3. em relação às rampas, constatou-se que possuem inclinação regular e são dotadas de corrimão com sinalização de rampas e curvas, porém não possuem guias e/ou balizamentos adequados, não atendendo, portanto a ABNT; 4. sobre os degraus e escadas fixas isoladas, possuem patamares adequados, porém algumas escadas não têm corrimão adequado. Conclusão: Os dados da presente investigação fornecem importantes informações para os dirigentes abrirem discussões a respeito da acessibilidade e quem sabe no futuro poder ensejar ações que venham a concretizar o sonho de ter uma rede de ensino com que possam atender a todos sem distinção.
Abstract: Architectural barriers are all the limitations that disabled or not disabled people face in their daily life and stop them from doing the basic right of any citizen to come and go. Objective: evaluate the architectural barriers related to constructions in municipal schools in Lins. Materials and Methods: A descriptive research was done in all the Municipal Schools in Lins. To collect the data it was used a checklist based in the ABNT 5090/04, where it was found elements referred to constructions and internal spaces. A comparison of the data collected in the schools with the measurements asked for the ABNT will be done to analyze the data. Results: It was noticed that: 1. the floors don´t have non-skid characteristics, alert and directional alert; 2. there are accented unevenness, with the predominance of steps with approximated measurements asked for the ABNT; 3. about the ramps, it was noticed that they have regular inclination and handrail with ramps and curves signaling, but they don´t have suitable markings and for this reason, the ABNT form was not obeyed; 4. the steps and the staircase have appropriate landings, but some of the staircases don´t have an appropriate handrail. Conclusion: The data of the present investigation provide a lot of important information to the leaders discuss about the accessibility and, who knows in the future, do something to realize the dream of having an educational system that could attend anyone with no distinction.
Palavras-chave: ACESSIBILIDADE
BARREIRAS ARQUITETÔNICAS
ESCOLAS
ACCESSIBILITY
ARCHITECTURAL BARRIERS
SCHOOLS
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: MÉDICE, José. Evaluation of accessibility at municipal schools in Lins city, Sao Paulo State. 2008. 48 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/19
Data de defesa: 12-Mai-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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