Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/25
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação dos conhecimentos sobre hipertensão arterial a partir de duas intervenções educativas em escolares do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Evaluation of knowledge about hypertension from two speeches in school education of elementary school
Autor: Lima, Flávia Possato de 
Primeiro orientador: Vitta, Alberto de
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar as mudanças de conhecimentos teóricos relativos a hipertensão arterial, avaliados em dois momentos de avaliação (pré- teste e pós-teste) considerando dois programas de intervenção (aula expositiva e jogo do saber). Foram sujeitos 73 escolares, de ambos os sexos, de três sextas séries do 1° grau de uma escola municipal, de Bauru. Para realização do objetivo proposto foram avaliados os conhecimentos teóricos dos escolares por meio do pré-teste, em seguida foram sorteados os grupos, sendo o grupo 1 (aula expositiva),grupo 2 (controle) e grupo 3 (jogo do saber), posteriormente foram aplicados os programas de intervenção nos grupos sorteados. Após o término da aplicação dos programas educacionais, foi realizado o pós-teste dos conhecimentos teóricos relativos à hipertensão arterial dos escolares. Para análise da porcentagem de acertos sobre os conhecimentos teóricos relativos a hipertensão arterial foi utilizada teste de Wilcoxon (NORMAN E STREINER, 1994). Para as comparações individuais no pré e pós-testes e para a diferença entre os momentos foi realizado o teste de Kruskal Wallis (GOODMAN, 1994). Todas as conclusões estatísticas foram discutidas no nível de 5% de probabilidade. Os grupos 1 e 3 apresentaram diferença estatística significativa no pós teste. Nas comparações individuais dos grupos no pós teste houve diferença estatística nos grupos 1 e 2, e nos grupos 2 e 3 . As práticas de educação em saúde são muito eficientes para aumentar os conhecimentos, mostrando a escola como ambiente propício para estas práticas.
Abstract: The objective of the present work was to verify the changes of relative theoretical knowledge the hypertension, evaluated at two moments of evaluation (pre test and post) considering two programs of intervention (exposured class and game of knowing). For that 73 scholars, of both the sex, three sixth series of 1° degree of a municipal school, in Bauru. For accomplishment of the considered objective the theoretical knowledge of the to school by means of the pre test had been evaluated, after that the groups had been drafted, being group 1 (exposured class), group 2 (control) and group 3 (game of knowing), had been later applied the programs of intervention in the drafted groups. After the ending of the application of the educational programs, was carried through the post test of relative the theoretical knowledge to the hypertention of the scholars. For analysis of the percentage of rightnesss on relative the theoretical knowledge the arterial hypertension was used test of Wilcoxon (NORMAN and STREINER, 1994). For the individuals comparisons in the pre test and post- test and for the difference between the moments the test of Kruskal Wallis. All the statistical conclusions had been argued in the level of 5% of probability. Groups 1 and 3 had presented difference significant statistics in the one after test. In the individual comparisons of the groups in the one after test it had difference statistics in groups 1 and 2, and in groups 2 and 3. The practical ones of education in health are very efficient to increase the knowledge, showing the propitious school as environment for these practical.
Palavras-chave: PROGRAMAS DE INTERVENÇÕES
HIPERTENSÃO ARTERIAL
ESCOLARES
PROMOÇÃO DE SAÚDE
INTERVENTION PROGRAM
HYPERTENSION
SCHOLARS
PROMOTION AND HEALTH
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: LIMA, Flávia Possato de. Evaluation of knowledge about hypertension from two speeches in school education of elementary school. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/25
Data de defesa: 28-Jun-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_flavia_possato_de_lima.pdf234,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.