Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/29
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Eficácia de programas de educação sobre os conhecimentos relativos à postura sentada e transporte e carregamento de peso em escolares do ensino fundamental de duas 4ª séries de uma escola municipal da cidade de Bauru
Título(s) alternativo(s): The effectiveness of education programs on the understanding of seated and transport and load weight in elementary schools two 4 th grades of a municipal school in Bauru
Autor: Camargo, Isabela Padrenosso Pepe de 
Primeiro orientador: Vitta, Alberto de
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar as mudanças de conhecimentos teóricos relativos à postura sentada e transporte e carregamento de peso a partir de programas de educação envolvendo um programa de repetição ministrado pelo professor treinado e jogos operativos. Foram sujeitos 39 alunos, de ambos os sexos, de duas quartas séries do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Bauru. Para consecução do objetivo proposto foram avaliados os conhecimentos prévios (M1) dos escolares acerca do assunto. Em seguida, foi aplicado um procedimento de ensino expositivo nas duas salas (S1 e S2). Terminada essa fase, foi realizada uma reavaliação intermediária (M2) e, a seguir, foi aplicado na S1 um programa de jogos operativos e na S2 um programa de jogos operativos associados ao de repetição ministrado pelo professor treinado. Finalmente, foi realizada a reavaliação (M3) dos conhecimentos teóricos dos participantes. Para análise da porcentagem de erros sobre os conhecimentos teóricos relativos a postura sentada foi utilizada o teste de Friedman e à comparação dos programas a partir das respostas dos testes antes e depois da intervenção foi considerado o teste de Mann-Whitney. Na comparação entre grupos, pode-se observar que nos momentos (M1, M2 e M3) não apresentaram diferença estatisticamente significante (p>0,05). Na comparação dos momentos de avaliação, dentro de cada grupo, houve diferença estatisticamente significante nos grupos 1 e 2, quando se comparou o momento 1 com o 3 e o 2 com 3. Conclui-se que os programas de educação foram importantes para aumentar o nível de informações dos escolares a respeito da postura sentada.
Abstract: This work had as aim to verify the knowledge changes of concept related to sitting posture and lifting and carrying weight through educations programs comprehending a repetition program managed by the trained teacher and operative games. There were 39 subjects from 4th grade elementary students who participated of the project, both sex, from a municipal school of Bauru. To the achievement of the proposed objective, it was evaluated previous knowledge (M1) of the students concerning the subject. Afterwards was applied a procedure of teaching in both classes (C1 and C2). After finishing this stage, it was accomplished another valuation called intermediary (M2), and thereupon it was applied an operative game program in classroom 1 and an operative game with repetition program managed by the trained teacher in classroom 2. Finally it was accomplished the last stage, the last valuation (M3) about the knowledge of the students concerning the subject. To the mistakes percentage analysis about the theoretical knowledge related to the sitting posture, it was request Friedman test and the comparison between the programs from the answers of the test before and after of the intervention was considered Mann-Whitney test. In comparison between the groups, it has observed than the moments (M1, M2, and M3) did not show significant statistically difference (p>0,05). In comparison with the valuation moments, within each group, there was a significant statistically difference on groups 1 and 2, when it was compared the moment 1 with 3 and the moment 2 with 3. It follows that the educations programs were important to increase the level of the information of the students related to sitting posture.
Palavras-chave: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO
PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE
POSTURA SENTADA
ESCOLARES
PROFESSOR
JOGOS OPERATIVOS
TRANSPORTE E CARREGAMENTO DE PESO
EDUCATION PROGRAMS, EDUCATION PROGRAMS FOR HEALTH
SITTING POSTURE
SCHOOL
TEACHER
GAMING OPERATORS, TRANSPORT AND LOADING WEIGHT
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: CAMARGO, Isabela Padrenosso Pepe de. The effectiveness of education programs on the understanding of seated and transport and load weight in elementary schools two 4 th grades of a municipal school in Bauru. 2007. 60 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/29
Data de defesa: 19-Jun-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_isabela_padrenosso_pepe_de_camargo.pdf1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.