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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental: a conservação da natureza segundo alunos do 5º ano do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Environmental education: the conservation of nature according to students of the 5th year of elementary school I
Autor: Santos, Gláucia Maria da Costa 
Primeiro orientador: Gheler-Costa, Carla
Primeiro coorientador: Rosalino, Luis Miguel
Resumo: No processo de formação educacional dos alunos do ensino fundamental I, anos iniciais, a questão ambiental tem sido abordada de maneira ainda incipiente e distante da realidade local, o que faz com que o conhecimento relativo ao assunto, muitas vezes não alcance o sucesso desejado. No entanto, o processo educativo que envolve as questões ambientais é fundamental a todo cidadão, e o papel da escola é refletir sobre os problemas da comunidade, orientar seus alunos na busca de soluções para as dificuldades encontradas e implantar uma educação realmente voltada para o meio ambiente. Os objetivos principais deste estudo foram: i) avaliar o que e como alunos do ensino fundamental I compreendem e sabem sobre a conservação da natureza; ii) saber o que preferem ou escolhem dentre as espécies estudadas, e quais os fatores que influenciam as suas escolhas; iii) avaliar se a percepção pode estar relacionada com o local de procedência do aluno (zona urbana ou rural); iv) como varia esta percepção entre países irmãos - Portugal e Brasil? Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário sobre a conservação da natureza. Foram entrevistados 206 alunos do 5º ano do ensino fundamental I de escolas públicas (urbanas e rurais) e particulares do município de Pederneiras, estado de São Paulo. Foi possível observar que à educação formal, a educação não formal e a educação ambiental estão intrinsecamente ligadas à transmissão de um conhecimento científico vinculado interdisciplinarmente e de acordo com o cotidiano dos discentes. Por fim foi possível concluir o que os alunos compreendem e sabem a respeito da conservação da natureza, sendo necessário, portanto, o desenvolvimento de novos estudos e formas de aplicabilidade de recursos didáticos inovadores na área de Ciências e Educação Ambiental (EA). Então, a EA como tantas outras áreas de conhecimento pode: adequar o currículo, afixar aulas práticas e inserção de assuntos sobre conservação e espécies nativas assumir, a educação do homem por valores positivos que resultem em novos comportamentos para com o meio e, consequentemente, para novos aprendizados e atitudes com relação ao desenvolvimento e conservação da natureza
Abstract: In the educational process of elementary school students I, early years, the environmental issue has been approached in an incipient way and distant from the local reality, which means that knowledge about the subject often does not achieve the desired success. However, the educational process that involves environmental issues is fundamental to every citizen, and the school's role is to reflect on the problems of the community, to guide its students in finding solutions to the difficulties encountered and to implement a truly centered education environment. The main objectives of this study were: i) to evaluate what and how elementary students I understand and know about nature conservation; Ii) know what they prefer or choose among the species studied, and what factors influence their choices; Iii) assess whether the perception may be related to the place of origin of the student (urban or rural area); Iv) how does this perception vary between sister countries - Portugal and Brazil? The data were collected through the application of a questionnaire on the conservation of nature. We interviewed 206 students from the fifth year of elementary school I of public (urban and rural) and private schools in the municipality of Pederneiras, state of São Paulo. It was possible to observe that formal education, non-formal education and environmental education are intrinsically linked to the transmission of a scientific knowledge linked interdisciplinarily and according to the daily life of the students. Finally, it was possible to conclude what the students understand and know about nature conservation, so it is necessary, therefore, to develop new studies and forms of applicability of innovative didactic resources in the area of Sciences and Environmental Education (EA). So EA as so many other areas of knowledge can: adapt the curriculum, post practical lessons and insertion of conservation issues and native species assume, education of man by positive values that result in new behaviors towards the environment and, consequently, For new learning and attitudes towards the development and conservation of nature
Palavras-chave: Educação
Meio ambiente
Anos iniciais
Espécies ameaçadas
Education
Environment
Early years
Endangered species
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
Programa: Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: SANTOS, Gláucia Maria da Costa. Educação ambiental: a conservação da natureza segundo alunos do 5º ano do ensino fundamental I. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Sagrado Coração, Bauru, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/328
Data de defesa: 20-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental



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