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Tipo do documento: Dissertação
Título: A conservação da biodiversidade segundo alunos do curso de ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): The conservation of biodiversity according to students of the biological sciences
Autor: Söncksen, Beatriz Malaghine 
Primeiro orientador: Gheler-Costa, Carla
Primeiro coorientador: Rosalino, Luís Miguel do Carmo
Resumo: O processo educativo que envolve as questões ambientais é fundamental a todo cidadão. O papel da universidade é refletir sobre os problemas da comunidade, orientar seus alunos na busca de soluções para as dificuldades encontradas e implantar uma educação realmente voltada para o meio ambiente. A proteção efetiva do meio ambiente requer o envolvimento e comprometimento do público, para garantir a manutenção dos recursos naturais para esta e futuras gerações. Desta forma, em especial os discentes dos cursos de ciências biológicas, tem uma grande importância e responsabilidade na transposição de informações corretas e reais para a sociedade. Os objetivos principais deste estudo foram: i) avaliar o que e como os alunos do curso de biologia (bacharelado e licenciatura) entendem e valorizam a conservação da natureza; ii) quais situações/espécies/ações os alunos escolhem como prioritárias para a conservação, e quais os fatores que influenciam as suas escolhas. Foram entrevistados 122 alunos de graduação em ciências biológicas (licenciatura e bacharelado) da Universidade do Sagrado Coração e da Fundação Regional Educacional de Avaré, utilizando um questionário semi-estruturado com questões voltadas a conservação de modo geral. Constatou-se que os alunos de graduação do curso de ciências biológicas possuem uma visão clara sobre as questões da conservação da natureza, relatam o tema como de grande importância, tanto nos currículos escolares como a inserção do tema na sociedade, e utilizam os critérios mais adequados, como a restauração de habitats, educação ambiental e criação de parques para uma conservação da natureza mais eficaz, mas que ainda há uma necessidade da incorporação de disciplinas diretamente relacionadas à conservação da natureza, alterando as bases curriculares dos cursos universitários, aumentando e garantindo a visão conservacionista na universidade de forma geral. Para que desta forma, o país possa formar profissionais com uma visão ampla do problema ambiental e com a capacidade de tomar decisões sócio - econômicas - ambientais mais acertadas do ponto de vista conservacionista
Abstract: The educational process that involves environmental issues is fundamental to every Brazilian citizen. The university's role is to reflect on the problems of the community, to guide its students in finding solutions to the difficulties encountered and to implement an education that is truly environment-oriented. Effective protection of the environment requires the involvement and commitment of the public to ensure the maintenance of natural resources for this and future generations. In this way, in particular the students of the biological sciences courses, have a great importance and responsibility in transmitting correct and real information to the society. The main objectives of this study were: i) to evaluate what and how the students of the biology course (baccalaureate and licenciatura) understand and value the conservation of nature; Ii) what situations / species / actions students choose as priorities for conservation, and what factors influence their choices. A total of 122 undergraduate students in Biological Sciences (undergraduate and baccalaureate) from the University of Sacred Heart and the Regional Education Foundation of Avaré were interviewed using a semi-structured questionnaire with questions focused on conservation in general. It was verified that undergraduate students of the Biological Sciences course have a clear vision on the issues of nature conservation, report the theme as of great importance, both in school curricula and the insertion of the theme in society, and use the most Such as restoration of habitats, environmental education and creation of parks for a more effective nature conservation, but there is still a need to incorporate disciplines directly related to nature conservation, altering the curricular bases of university courses, increasing and guaranteeing The conservationist vision in the university in general. So that the country can train professionals with a broad vision of the environmental problem and the capacity to make socio - economic - environmental decisions
Palavras-chave: Biodiversidade
Ensino superior
Meio ambiente
Natureza
Biologia
Conservation
University
Environment
Biological
Sciences
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
Programa: Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: SÖNCKSEN, Beatriz Malaghine. A conservação da biodiversidade segundo alunos do curso de ciências biológicas. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Sagrado Coração, Bauru, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/340
Data de defesa: 20-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental

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