Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/38
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comparação de duas técnicas educativas: efeitos sobre os fatores de risco de queimaduras em crianças
Título(s) alternativo(s): Comparison of two educational techniques: effects on risk factors for burns in children
Autor: Milreu, Poliana Galindo de Almeida 
Primeiro orientador: Vitta, Alberto de
Resumo: A pesquisa tem por objetivo verificar e comparar os efeitos sobre o grau de informações relativas às situações cotidianas de exposições aos fatores de risco de queimaduras por acidentes domésticos, considerando as mães de crianças na faixa etária entre 3 e 4 anos utilizando o método de teatro para um grupo de mães (N1) e o método de aula expositiva dialogada, para outro grupo de mães (N2). Para a realização deste trabalho usa-se um delineamento quase-experimental. A variável dependente é representada pelas práticas referentes a situações cotidianas de exposições aos fatores de risco de queimaduras em crianças por acidentes domésticos, e as variáveis independentes são os tipos de aulas baseados em métodos diferentes. A metodologia foi dividida em três etapas: aplicação de um questionário aos dois grupos antes das aulas; a intervenção; e a reaplicação do mesmo questionário após os procedimentos. Os dados foram submetidos à análise e codificação de acordo com um software de estatística e comparados pelos testes Wilcoxon e Mann-Whitney. Na comparação dos momentos de avaliação antes e depois dos procedimentos, dentro de cada grupo, percebe-se que ambos tiveram êxito. Na comparação entre os grupos nota-se que não houve uma diferença significativa que pudesse confirmar a hipótese que o método de teatro é mais eficiente que o método de aula expositiva dialogada.
Abstract: The research has as an objective to verify and compare the changes in the practices that refer to the daily situations of exposures to the risk factors of home burns, considering the mothers of children in the age between 3 and 4 years old using the theater method to the mother s group and the method of expositive dialoged class, to the other mothers group. For the success of this job we use a delineation almost experimental. The dependent variable is represented by the practices which refer to daily situations of exposure to the risk factors of burn in children by home accidents, and the independent variables are the kinds of classes based in different methods. The methodology was divided in three phases: application of a questionnaire after the procedures. The answers were submitted to the analysis and codification according to statistic software and compared by the Wilcoxon and Mann-Whitney tests. In the comparison of the moments of evaluation before and after the procedures, inside each group, we could realize that both had effect, but the first group had a greater evolution than the second. In the comparison between groups we notice that there wasn t an expressive difference that could confirm the hypothesis that the theater method is more efficient than the method of the expositive dialoged class.
Palavras-chave: QUEIMADURAS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ACIDENTES DOMÉSTICOS
SITUAÇÃO DE RISCO
BURNS
EDUCATION IN HEALTH
DOMESTIC ACCIDENTS
RISK SITUATION
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: MILREU, Poliana Galindo de Almeida. Comparison of two educational techniques: effects on risk factors for burns in children. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/38
Data de defesa: 18-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_polianda_galindo_de_almeida_milreu.pdf1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.