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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta e relato de intervenção lúdico-odontológica em crianças de 2 a 6 anos de uma creche na cidade de Lençóis Paulista-SP
Título(s) alternativo(s): Proposal and report of novelty dental intervention in children 2-6 years of a creche in the city of São Paulo-SP Sheets
Autor: Perantoni, Viviane Ugucione
Primeiro orientador: Virmond, Marcos da Cunha Lopes
Resumo: A educação em saúde, como prática social voltada para o coletivo, representa uma importante possibilidade de ampliar a atuação das práticas de promoção da saúde bucal. Muitas medidas preventivas permitem combater a cárie (mais comum em crianças) e a doença periodontal males que mais acometem a cavidade bucal. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo uma proposta de intervenção lúdico-odontológica em crianças de 2 a 6 anos de uma creche na cidade de Lençóis Paulista-SP. Foram estudadas 63 crianças atendidas na creche Ocas (Organização Cristã de Ação Social), submetidas a exames bucais padronizados antes e depois de uma intervenção em educação em saúde bucal utilizando várias atividades lúdicas como: jogos, pinturas, teatros entre outras. A escolha desse método promove uma ação integralizadora e essa estratégia acaba alcançando toda a comunidade, já que os escolares levam informações importantes para os seus familiares. Como parâmetro, utilizou-se o Índice CEO-D, apropriado para demonstrar em termos gerais a condição de saúde bucal de um indivíduo. A proposta de intervenção revelou uma acentuada diminuição no índice CEO-D tanto no grupo geral como na análise estratificada em algumas faixas etárias. Conclui-se que houve significativa redução do índice CEO-D, porém, considera-se que estabelecer uma associação entre essa redução e a atividade lúdico-informativa de educação em saúde necessita de parâmetros adicionais, considerando-se que a saúde bucal é multifatorial.
Abstract: Health education as a social practice aimed at the collective, represents an important opportunity to expand the performance practices of oral health promotion. Many preventive measures to combat air cavity (most common in children) and periodontal disease ailments that most affect the oral cavity. Accordingly, the present study was to a proposal for intervention recreational / dental care in children 2 to 6 years in a nursery in the town of linen Paulista, SP. We studied 63 children attending the nursery Ocas Organization (Christian Social Action), which were subjected to standardized oral examinations before and after an intervention in oral health education using a variety of recreational activities such as games, painting, opera and more. The choice of this method promotes integralizing action, and this strategy has reached the whole community as the leading school information important to their families. The parameter we used the DMF-T index, appropriate to show in general the oral health condition of an individual. The proposed intervention showed a marked decrease in the DMF-T both in the general group and in stratified analysis in some age groups. It is concluded that there was a significant reduction in the DMF-T, but we believe that the linkage between this activity and reduced novelty informative health education requires additional parameters, considering that oral health is multifactorial.
Palavras-chave: SAÚDE BUCAL
ATIVIDADES LÚDICAS
QUALIDADE DE VIDA
ORAL HEALTH
RECREATIONAL ACTIVITIES
QUALITY OF LIFE
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: PERANTONI, Viviane Ugucione. Proposal and report of novelty dental intervention in children 2-6 years of a creche in the city of São Paulo-SP Sheets. 2009. 57 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/43
Data de defesa: 19-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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