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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.unisagrado.edu.br:8443/handle/tede/32
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos cognitivos atencionais por meio de jogos recreativos em alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Attention cognitive effects through recreational games in the elementary school students
Autor: Santos, Rafaela Natale dos 
Primeiro orientador: Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
Resumo: Estudos sobre funções cognitivas e atividade física têm ganhado espaço nas pesquisas devido às exigências cotidianas acadêmicas. Os exercícios físicos realizados durante os jogos recreativos são visto como aliados de um melhor desempenho cognitivo em crianças na fase do ensino fundamental, considerando que o desenvolvimento de atividades físicas promove condições orgânicas e psicossociais facilitadoras para a uma aprendizagem escolar mais positiva. A atenção é uma das funções cognitivas mais complexas e importantes do desenvolvimento caracterizadas pela habilidade de filtrar estímulos internos e externos. O desenho, sendo outra função cognitiva importante no desempenho escolar, pode ser utilizado na mensuração da maturidade conceitual da criança. Outro aliado como estimulação cognitiva são os jogos e brincadeiras, momento prazeroso e necessário ao desenvolvimento social e moral da criança, onde é facilitada a aquisição de valores cooperativos e competitivos. Este estudo teve como objetivo identificar os níveis cognitivos atencionais, pré e pós programa de atividade física. A amostra contou com a participação de 37 sujeitos, sendo 18 do sexo masculino e 19 do feminino, com média de idade em 10anos e 5 meses, freqüentando a 4ª serie do ensino fundamental de escola pública. Foram avaliados os níveis cognitivos e atencional, empregando os instrumentos: TEDIF-1 (Teste de Atenção Difusa-1) e TDFH (Teste do Desenho da Figura Humana). Os resultados comparativos do pré e pós teste atencional, demonstraram ganhos pós intervenção, e estatisticamente significante. O estudo demonstrou desempenhos superiores do gênero masculino na análise quanti-qualitativa; entretanto, no gênero feminino, verificou-se pontuações em faixas classificatórias extremas, isto é, 47% em zonas superiores (MS e ZS) e 21% em zonas inferiores (ZI e MI), porém, no global, a performance foi inferior à dos meninos. Este achado sugeriu uma migração dos desempenhos, previamente classificados nas ZI, MI e ZM para as categorias mais superiores como MS e ZS, após as atividades recreativas, possivelmente pelo entendimento e a aprendizagem da tarefa, resultando em melhora atencional. Isso foi corroborado pelo Teste de Wilcoxon na avaliação pré e pós-teste. No TDFH, os meninos também tiveram índices mais elevados quando comparados às meninas nas duas situações de teste, embora ao comparar os dois desenhos verificou-se que o gênero feminino teve índices percentuais maiores que o masculino na categoria melhora após intervenção. Foi observado que o sujeito, ao desenhar a figura do mesmo gênero que o seu, teve pontuações mais elevadas, sugerindo a influência pela identificação sexual. Os resultados demonstraram que, o grupo de sujeitos participantes do estudo teve, cognitiva e estatisticamente, os desempenhos atencionais melhorados após intervenção, sugerindo a eficácia dos procedimentos recreativos adotados.
Abstract: Studies on cognitive functions and physical activity have increased the researches due to daily academic requirements. The physical exercises performed during the recreational games are seen as allies of children of the elementary level for a better cognitive performance, whereas the development of physical activity promotes the physiological, psychological and social conditions as a facilitator of more positive school learning. The attention is one of the most complexes and important of the cognitive functions for the development, that is characterized by the ability to filter out internal and external stimuli. The drawing is another important cognitive function in school performance; it can be used in the measurement of conceptual maturity of the child. Another ally to the cognitive stimulation are the games and fun activities, they are pleasurable and necessary for the social and moral development of the children, through them it is facilitated the acquisition of cooperative and competitive values. The purpose of this study is to identify the cognitive attention levels, pre and post program of recreational physical activity. The sample with the contribution of 37 participants: 18 boys and 19 girls with a 10-year-old-and-5-month average, attending the 4th grade of the elementary school in a public school. We evaluated the cognitive and attention levels, using the instruments: TEDIF-1 and TDFH. The comparative results of pre and post attention test showed gains after the intervention and statistically significant. The study demonstrated a superior performance of the boys in the qualitative-quantitative analysis, but in the girls, there were extreme scores on classification tracks, ie 47% higher zones (MS and ZS) and 21% in lower zones (ZI and MI), however, overall, the performance of the girls was below of the boys. This finding suggested a migration of performance, previously classified in ZI, MI and ZM to the most senior and MS and ZS, after the recreational activities, possibly by understanding and learning the task, resulting in an improved attention function. This was corroborated by the Wilcoxon Test in verifying pre-and post-test. In TDFH, the boys also had higher rates compared to the girls in the two test situations, but to compare the two drawings it was found that the girls had higher percentage rates than the boys in the category of improvement after intervention. It was observed that the participant, in drawing the figure of the same gender as their own, had higher scores, suggesting the influence of the sexual identification. The results showed the group of participants in the study had, cognitive and statistically, the performances attention function improved after the intervention, suggesting the effectiveness of the adopted recreation procedures.
Palavras-chave: COGNIÇÃO
ATENÇÃO
ESCOLARES
JOGOS
ATIVIDADE FÍSICA
COGNITIVE FUNCTION
ATTENTION
CHILDREN
GAMES
PHYSICAL ACTIVITY
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: SANTOS, Rafaela Natale dos. Attention cognitive effects through recreational games in the elementary school students. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/32
Data de defesa: 20-Feb-2009
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva



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