Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.usc.br:8443/handle/tede/11
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP
Autor: Aguilera, Ricardo Alexandre 
Primeiro orientador: Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
Resumo: Atualmente, as crianças têm um desenvolvimento intelectual muito superior às crianças de 10 anos atrás devido às oportunidades que lhes são oferecidas: computadores (Internet), televisão. No entanto, graças aos grandes centros urbanos e ao estilo de vida moderno, as crianças não têm condições de livremente expressarem-se corporalmente, pois que, com a redução de espaço, muitas vezes restritas a um apartamento, prendem-se ao computador e vídeo game, onde os movimentos físicos são minimizados o que contribui intensamente para o baixo aprimoramento da parte motora, tão importante para o desenvolvimento da criança. A seqüência de aquisição de habilidades motoras é geralmente invariável na primeira infância, mas o ritmo de aquisição difere de criança para criança. O desenvolvimento infantil é fascinante, desafiador, dinâmico e, certas vezes, imprevisível. O sistema nervoso da criança apresenta um dinamismo evolucionário intenso nos primeiros anos de vida, devido a mielinização e a maturação progressiva. A maturação crescente do córtex promove a melhoria em funções motoras, com controle melhor do corpo. O esforço em manter a criança intelectualmente ativa, vez que a modernidade pouco obriga a raciocinar, e corporalmente passiva, compreendendo a necessidade de disciplina e modos corporais, implica em uma atenção especial por parte dos especialistas ligados à educação e a saúde. A atividade física e os jogos nesta fase do desenvolvimento são cruciais, ou mesmo decisivas na delimitação de hábitos saudáveis para uma vida ativa, levando ao desenvolvimento psicomotor, que faz com que a criança tenha um melhor desempenho escolar, convívio social e melhores condições de saúde, pois a criança descarrega a hiperatividade normal da idade. A necessidade de se verificar o conhecimento acerca da psicomotricidade, que é a parte da psicologia que trata do desenvolvimento motor, condição para o desenvolvimento sadio das crianças, e a aplicação desses conhecimentos junto aos alunos de pré-escola em Bauru, motivou esta pesquisa, que ora apresenta seus resultados. O método empregado foi o de questionário com perguntas abertas e fechadas, cujos dados foram tabulados e estudados. Os resultados demonstram que embora parte dos profissionais tenham a qualificação aceita pelo MEC, outra parte busca a qualificação desejada pelo MEC, ou seja Curso Superior. Ma isso não garante que os profissionais conheçam e ponham em prática conteúdos da Psicomotricidade. As professoras participantes, em todos os momentos mostram-se solícitas, assim como a Secretaria Municipal da Educação, e as Diretoras, que compreenderam e elogiaram a iniciativa. A compreensão da necessidade de estímulos adequados para o desenvolvimento total da criança, que influi na capacidade de aprendizado, foi a tônica da mensagem passada aos professores no ato da coleta de dados.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: AGUILERA, Ricardo Alexandre. A inserção de conteúdos psicomotores na prática de professores da rede municipal de educação da cidade de Bauru SP. 2007. 39 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/11
Data de defesa: 29-Jun-2007
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.