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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.unisagrado.edu.br:8443/handle/tede/16
Tipo do documento: Dissertação
Título: Bullying na adolescência: da vulnerabilidade à busca de estratégias para harmonia no ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): Bullying in adolescence: vulnerability to find strategies for harmony in the school environment
Autor: Vrecchi, Muriel Regina 
Primeiro orientador: Vieira, Leila Maria
Primeiro coorientador: Saes, Sandra de Oliveira
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com os objetivos de compreender a experiência interacional vivenciada por professores como testemunhas do bullying, no ambiente escolar, entre adolescentes e elaborar um modelo teórico representativo da mesma. A saturação teórica se deu mediante à análise de oito entrevistas realizadas de forma não-diretiva, segundo a Teoria Fundamentada nos Dados, conhecida internacionalmente como Grounded Theory. Deste processo, emergiram dois fenômenos: vivenciando o bullying e buscando estratégias de amenizar o sofrimento. Do realinhamento dos componentes categorias e subcategorias, provindas dos fenômenos, emergiu a categoria central, denominada: BULLYING NA ADOLESCÊNCIA: DA VULNERABILIDADE À BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA HARMONIA NO AMBIENTE ESCOLAR. Da análise à luz do Interacionismo Simbólico, evidenciou-se que as vivências não devem ser analisadas como um evento isolado, mas inserido em um contexto amplo e permeado por muitas limitações. O enfrentamento do bullying tem se constituído um desafio diário, porém os professores tem se empenhado na busca de estratégias para realizar trabalhos educativos que potencializem e fortaleçam a si e os demais envolvidos. Ressaltamos que há necessidade do envolvimento dos gestores, professores, da família e sociedade, transformando a escola de vulnerável a violência para um ambiente de aprendizagem saudável.
Abstract: This is a qualitative study aiming to understand the interaction experienced by teachers as witnesses of bullying among adolescents in the school, and elaborate a representative theoretical model. The theoretical saturation took place through the analysis of eight interviews conducted in a non-directive way, according to the theory internationally known as Grounded Theory. In this process, two phenomena had emerged: experiencing the bullying, and seeking strategies to alleviate suffering. Of the realignment of the categories and subcategories, arisen from the phenomena, a central category emerged, called: BULLYING IN ADOLESCENCE: FROM VULNERABILITY TO THE SEARCH OF STRATEGIES FOR HARMONY IN THE SCHOOL . From the analysis in the light of Symbolic Interactionism, it was evidenced that the experiences should not be considered as an isolated event, but within a broader context and permeated by many mishaps. Dealing with bullying is a daily challenge but the teachers have been engaged in the search for strategies to perform educational works that enhance and strengthen themselves and the others involved. It is emphasized the need for involvement of managers, teachers, family and society, transforming the school from vulnerable to violence into a healthy learning environment.
Palavras-chave: BULLYING
ADOLESCENTE
PROFESSORES
PESQUISA QUALITATIVA
BULLYING
ADOLESCENT
TEACHERS
QUALITATIVE RESEARCH
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: VRECCHI, Muriel Regina. Bullying in adolescence: vulnerability to find strategies for harmony in the school environment. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/16
Data de defesa: 16-Apr-2012
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva



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