Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.unisagrao.edu.br:8443/handle/tede/23
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação dos conhecimentos teóricos sobre tabagismo a partir de duas intervenções educativas em escolares do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Evaluation of theoretical knowledge about smoking from two speeches in school education of elementary school
Autor: Silva, Daniela Tomazini da 
Primeiro orientador: Vitta, Alberto de
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar as mudanças de conhecimentos teóricos relativos ao tabagismo, avaliados em dois momentos (pré e pós testes) considerando duas intervenções educativas (aula expositiva e grupos operativos). Foram sujeitos 68 alunos, de ambos os sexos, de três %ª séries do ensino fundamental de uma escola pública, da cidade de Bauru. Para consecução do objetivo proposto foram avaliados os conhecimentos prévios (M1) dos escolares acerca do assunto e, em seguida, foi aplicado um procedimentos de ensino expositivo no G1 e no G2 um programa de jogos operativos e na G3 nenhuma intervenção. Finalmente, foi realizada a reavaliação (M2) dos conhecimentos teóricos dos participantes Para análise da porcentagem de acertos sobre conhecimentos teóricos relativos ao tabagismo, nos momentos, foi utilizado o teste de Wilcoxon e para as comparações individuais no pré e pós-teste e para a diferança entre os respectivos momentos foi realizado o teste de Kruskal-Wallis. Na comparação dos respectivos momentos de avaliação verificou-se que o G1 obteve no momento 1 (Md= 3) e no 2 (Md= 4.50), com diferença estatisticamente significativa (p<0,0001), o G2 no momento 1 (Md= 2) e no 2 (Md= 4), com diferença estatisticamente significativa (p<0,0001) e o G3 no momento 1 (Md= 3) e no 2 (Md= 2); sendo que este não apresentou resultado estatisticamente significativo (p>0,05). Nas comparações entre os grupos no pré-teste, verificou-se que não há diferença estatística significante entre os grupos (p>0,05). Comparando os grupos após a realização do programa (pós-teste), verificou-se que o grupo G1 apresentou maior conhecimento em relação ao grupo G3 (p<0,001). Os grupos G1 e G2, não diferiram estatisticamente entre si, bem como o grupo G2 em relação ao grupo G3 (p>0,05). As comparações realizadas pela diferença entre os momentos apresentaram resultados significativos dos grupos G1 e G2 em comparação ao grupo controle (p<0,0001), porém, quando comparados entre si não apresentaram diferença estatisticamente significante.
Abstract: The objective of this study was to verify the changes of theoretical knowledge relating to smoking, valued at two points (pre and post tests) considering two speeches education (classroom and exhibition group operating). 68 subjects were students of both sexes, three% nd series of primary school, a public school, the city of Bauru. To achieve the proposed objective were evaluated previous knowledge (M1) of the students about the matter and then was applied a procedure for teaching expositivo in G1 and G2 operating a program of games and G3 any intervention. Finally, a revaluation was performed (M2) of the theoretical knowledge of the participants for analysis of the percentage of correct on theoretical knowledge relating to smoking, at times, was used the Wilcoxon test and the individual comparisons in the pre - and post-test and the razlike between their moments was the Kruskal-Wallis. In comparing the respective moments of assessment found that the G1 obtained when 1 (Md = 3) and 2 (Md = 4.50), with statistically significant difference (p <0.0001), the G2 when 1 (Md = 2) and 2 (Md = 4), with statistically significant difference (p <0.0001) and G3 when 1 (Md = 3) and 2 (Md = 2), which he does not result showed statistically significant (p> 0.05). In comparisons among groups at the pre-test, it was found that there is no statistically significant difference between groups (p> 0.05). Comparing the groups after the completion of the programme (post-test), it was found that the group G1 had greater knowledge regarding the G3 group (p <0001). The groups G1 and G2, did not differ statistically between themselves and the group G2 compared to group G3 (p> 0.05). Comparisons made by the difference between the moments of the groups showed significant results G1 and G2 compared to the control group (p <0.0001), however, when compared with each other showed no statistically significant difference.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO PARA SAÚDE
PREVENÇÃO
CONSTRUTIVISMO
PEDAGOGIA TRADICIONAL
TABAGISMO
ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCATION FOR HEALTH
PREVENTION
CONSTRUCTIVE
TRADITIONAL PEDAGOGY
SMOKING
PERTAINING TO SCHOOL OF BASIC EDUCATION
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: SILVA, Daniela Tomazini da. Evaluation of theoretical knowledge about smoking from two speeches in school education of elementary school. 2007. 52 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/23
Data de defesa: 27-Jun-2007
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.