Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.unisagrao.edu.br:8443/handle/tede/234
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecimento de alunos concluintes de pedagogia sobre saúde bucal
Título(s) alternativo(s): Knowledge of graduates of pedagogy students about oral health
Autor: Ribeiro, Ariella Azevedo 
Primeiro orientador: Gulinelli, Jéssica Lemos
Primeiro coorientador: Marta, Sara Nader
Resumo: Os educadores que fazem parte do ambiente escolar exercem influência direta sobre as atitudes e hábitos dos escolares. Por isso os professores devem possuir conhecimento sobre hábitos e estilo de vida saudável para transmitir aos seus alunos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento e percepções sobre saúde bucal dos estudantes concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio de aplicação de questionário com questões fechadas sobre o tema saúde bucal. A amostra foi constituída por 68 estudantes que responderam ao instrumento de avaliação. Os dados foram tabulados e a análise das respostas mostrou que 72,73% dos acadêmicos de pedagogia receberam informação sobre higiene bucal em algum momento de sua formação. A cárie dentária, de acordo com 54,55% dos graduandos não é uma doença e para 59,09% surge devido a uma higiene bucal inadequada associada ao consumo em excesso de açúcar. Já a placa bacteriana é considerada uma massa amarelada por 45,45% dos entrevistados e 95,45% registraram que deve ser removida pelo dentista (95,45%). A maioria recebeu informação sobre higiene bucal durante o curso porém observou-se a necessidade de melhorar a qualidade, visando transformá-los em agentes multiplicadores e agentes aliados na promoção de saúde
Abstract: Professional who stays in the school environment has direct influence on attitudes and habits of children. Thus, teachers should have a large variety of knowledge about healthy habits and life style to transmit it to their students. The aim of this study was to evaluate the knowledge and perception of students of Pedagogy (University of North Parana State UENP) about oral health. The sample was constituted by 68 students who answered a questionnaire. Data were analyzed and the results showed that the students of Pedagogy (72.73%) received some information about oral hygiene in some moment of their course. According to them (54.55%), dental caries is not a disease and it appears due inadequate oral hygiene associated to excessive consumption of sugar (59.09%). Biofilm is considered an yellow mass (45,45%) that should be removed by dentist (95.45%). We conclude that there is a need to convey knowledge about disease prevention and oral health maintenance for teacher training in order to turn them into multipliers health
Palavras-chave: PROFESSORES
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
SAÚDE ESCOLAR
TEACHER
ORAL HEALTH EDUCATION
SCHOOL HEALTH
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: IASCJ - Universidade Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Saúde Coletiva
Citação: RIBEIRO, Ariella Azevedo. Conhecimento de alunos concluintes de pedagogia sobre saúde bucal. 2013. 37 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - IASCJ - Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/234
Data de defesa: 25-Feb-2013
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.