Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.unisagrao.edu.br:8443/handle/tede/393
Tipo do documento: Dissertação
Título: Marketing verde e práticas socioambientais de produtores de cogumelos no estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Green marketing and socioenvironmental practices of mushroom growers in the state of São Paulo
Autor: Ronchesel, Murilo 
Primeiro orientador: Andrade, Meire Cristina Nogueira de
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estabelecer a tipologia dos produtores rurais de cogumelos comestíveis do Estado de São Paulo e dos sistemas de produção por eles praticados. Ademais, analisar as estratégias de divulgação da produção, a partir das perspectivas do Marketing Verde, sob o paradigma da sustentabilidade. O método de pesquisa utilizado para a realização da pesquisa qualitativa foi o do tipo survey, que é utilizada quando o objeto da pesquisa for identificar opiniões, atitudes, valores, percepções, é possível utilizar o método survey para a coleta dos dados e informações. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário disponibilizado na Internet, sendo o questionário programado integralmente na ferramenta, com toda a estruturação da lógica das perguntas e respostas, o que minimiza eventuais erros de lógica das perguntas. Após a parametrização o sistema gera um endereço virtual com todas as perguntas para serem respondidas. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento da preocupação por parte dos produtores para a adoção de práticas socioambientais e do marketing verde no processo de divulgação dos seus produtos.
Abstract: The objective of this research is to establish the typology of the rural producers of edible mushrooms of the State of São Paulo and the production systems practiced by them. In addition, to analyze the strategies of dissemination of the production, from the perspectives of the Green Marketing, under the paradigm of sustainability. The research method used to perform qualitative research was the type of survey, which is used when the research object is to identify opinions, attitudes, values, perceptions, it is possible to use the survey method to collect data and information. The research was carried out through a questionnaire made available on the Internet, and the questionnaire was fully programmed in the tool, with all the structure of the logic of the questions and answers, which minimizes possible logic errors of the questions. After the parameterization, the system generates a virtual address with all the questions to be answered. The results of the research showed an increased concern on the part of producers for the adoption of socio-environmental practices and green marketing in the process of dissemination of their products.
Palavras-chave: Comunicação
Sustentabilidade
Práticas Socioambientais
Communication
Sustainability
Environmental Practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
Programa: Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: RONCHESEL, Murilo. Marketing verde e práticas socioambientais de produtores de cogumelos no estado de São Paulo. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Sagrado Coração, Bauru, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/393
Data de defesa: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.