Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.usc.br:8443/handle/tede/400
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental na educação infantil: possibilidades didático pedagógicas em espaços não formais na região de Jahu
Título(s) alternativo(s): Environmental education in early childhood education: educational didactic possibilities in non-formal spaces in Jahu region
Autor: Alonso, Maria Iara Fonseca 
Primeiro orientador: Tavares, Beatriz Antoniassi
Primeiro coorientador: Siqueira, Marcos Vinícius Bohrer Monteiro
Resumo: A utilização de ambientes não formais com a finalidade de desenvolver aprendizados é uma prática pouco explorada como estratégia de ensino-aprendizagem na educação formal. Para que se alcance resultados significativos, em termos de aprendizagem, é necessário uma boa compreensão das funções, do funcionamento e das potencialidades didático-pedagógica, dos diferentes espaços não formais para a educação formal. O presente trabalho teve como objetivo investigar e apresentar o potencial didático - pedagógicos de espaços não formais existentes na Bacia Hidrográfica do Rio Jahu para Educação Ambiental, na Educação Infantil, por meio de uma pesquisa quali – quantitativa, investigando os locais existentes, aplicando um questionário aos professores de Educação Infantil e por fim, propõe um levantamento de espaços não formais para a prática de EA na Educação Infantil na Bacia do Rio Jahu.
Abstract: The use of non-formal environments for the purpose of developing learning is a little explored practice as a teaching-learning strategy in formal education. In order to achieve meaningful results in terms of learning, a good understanding of the functions, the functioning and the didactic-pedagogical potentialities of the different non-formal spaces for formal education is necessary. The objective of this work was to investigate and present the didactic - pedagogical potential of non - formal spaces existing in the Jahu River Basin for Environmental Education in Early Childhood Education, through a qualitative and quantitative research, investigating the existing sites, applying a questionnaire to the teachers of Infant Education and, finally, proposes a survey of non-formal spaces for the practice of AE in Child Education in the Jahu River Basin.
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica
Educação não formal
Práticas Ambientais
Hydrographic Basin
Non-formal education
Environmental Practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
Programa: Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: ALONSO, Maria Iara Fonseca. Educação ambiental na educação infantil: possibilidades didático pedagógicas em espaços não formais na região de Jahu. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Sagrado Coração, Bauru, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.usc.br:8080/jspui/handle/tede/400
Data de defesa: 27-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.