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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.unisagrao.edu.br:8443/handle/tede/476
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identificação das questões com a temática ambiental no ENEM: contribuições e dificuldades da educação ambiental no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Identification of ENEM environmental issues: contributions and difficulties of environmental education in high school
Autor: Lobo, Giovanna Andressa Martos 
Primeiro orientador: Tavares, Beatriz Antoniassi
Primeiro coorientador: Oliveira , Thais Benetti de
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio e a Matriz de Referência para o ENEM, estão embasados em documentos oficiais, como é possível citar a Constituição Federal de 1988, conhecida por Constituição Verde devido às leis que estão atreladas ao meio ambiente. Este documento aponta para a presença da temática ambiental abordada de forma transversal nos processos educacionais. Assim, a presente dissertação, analisou as questões com foco da Educação Ambiental do ENEM, no período de 2010 a 2017, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As questões foram exploradas e compreendidas por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin, contribuindo para a compreensão da forma como o referido exame trata a temática ambiental em suas questões. Posterior à coleta destes dados, foi criado um questionário semiestruturado, com o intuito de compilar as concepções dos professores e estudantes de escolas públicas e privadas quanto à dinâmica do trabalho da temática ambiental em sala de aula. Os resultados obtidos apontam que a temática ambiental está presente no ENEM, durante o período estudado e na abordagem em sala de aula, intrínseca área de CNST. Na aplicação do questionário, também foi possível identificar que as maiores parcelas dos professores apontam como dificuldades a temática ambiental, não ser considerada como uma disciplina específica e a ausência de interdisciplinaridade entre os professores. E os estudantes, apontam para a presença da temática em disciplinas como geografia e redação, demonstrando a importância do caráter transversal e interdisciplinar, de forma a não restringir a sua abordagem para apenas uma área de conhecimento. De uma forma geral, a temática ambiental deve ser estimulada e trabalhada em sala de aula, por todos aqueles que compõe o sistema educacional, conforme os principais documentos oficiais, e não deixar apenas algumas disciplinas ou áreas como responsáveis por sua abordagem em sala de aula. Já que esta temática possibilita a construção de princípios formadores e emancipatórios aos estudantes.
Abstract: The National High School Examination and Reference Matrix for the ENEM are based on official documents, as it is possible to cite the Federal Constitution of 1988, known as the Green Constitution due to the laws that are linked to the environment. This document points to the presence of the environmental theme addressed in a transversal way in the educational processes. Thus, the present dissertation analyzed the issues with focus of the Environmental Education of the ENEM, from 2010 to 2017, in the area of Natural Sciences and its Technologies. The questions were explored and understood through content analysis, according to Bardin, contributing to the understanding of how the aforementioned exam treats the environmental theme in its questions. Subsequent to the collection of these data, a semistructured questionnaire was created, aiming to compile the conceptions of teachers and students of public and private schools regarding the dynamics of environmental work in the classroom. The results obtained indicate that the environmental theme is present in the ENEM, during the period studied and in the classroom approach, intrinsic CNST area. In the application of the questionnaire, it was also possible to identify that the larger portions of teachers point to environmental issues as difficulties, not to be considered as a specific discipline and the absence of interdisciplinarity among teachers. And the students point to the presence of the subject in disciplines such as geography and writing, demonstrating the importance of transversal and interdisciplinary character, so as not to restrict their approach to only one area of knowledge. In general, the environmental theme should be stimulated and worked in the classroom, by all those who make up the educational system, according to the main official documents, and not only leave some disciplines or areas as responsible for their approach in the classroom . Since this thematic one makes possible the construction of educating and emancipatory principles to the students.
Palavras-chave: Avaliação nacional
Educação Ambiental
Formação humana
Interdisciplinaridade
National Assessment
Environmental Education
Human Formation
Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Sagrado Coração
Sigla da instituição: USC
Departamento: Ciências da Saúde e Biológicas
Programa: Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: LOBO, Giovanna Andressa Martos. Identificação das questões com a temática ambiental no ENEM: contribuições e dificuldades da educação ambiental no ensino médio. 2019. Dissertação (Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Sagrado Coração, Bauru, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.usc.br:8443/handle/tede/476
Data de defesa: 1-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental



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